quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Lendo Quadrinhos: Ms. Marvel - Nada Normal

Eu peguei para ler o primeiro encadernado da nova Ms. Marvel, Nada Normal, lançado aqui no Brasil pela Panini em janeiro deste ano (2016). Se você cruzou com ele por aí, ou está em dúvida sobre um quadrinho maneiro para ler, eu te conto o que achei logo abaixo.

Antes, vamos nos situar: Eu nunca tinha lido nada da Ms. Marvel, e conhecia bem pouco da personagem, mas pelo que entendi nas pesquisas que fiz, foi que a personagem foi criada como uma contraparte feminina para o Capitão Marvel, personagem de longa data da Casa de Idéias. Em um dado momento, o cargo do Capitão ficou vazio e a antiga Miss Marvel, chamada Carol Danvers, assumiu o manto e virou a Capitã Marvel. Aí foi o cargo de Ms Marvel que ficou vazio (tem alguns spoilers aí no meio dessa história toda, por isso eu não vou me alongar, e também porque, não tem quase nada a ver com o quadrinho do qual estamos falando).

A Marvel publicou quatro séries contínuas da Ms. Marvel até o momento. Duas com a Carol Danvers e duas com a Kamala Khan. E o que esse encadernado traz, é justamente a primeira parte do primeiro arco de histórias dessa segunda Ms. Marvel, a Kamala.

Pronto, vamos ao quadrinho.

Nada Normal conta a história de como uma garota muçulmana de dezesseis anos, que mora em New Jersey, nos Estados Unidos, acaba por se transformar na heroína Ms. Marvel e abre espaço para o que a personagem vai ter de enfrentar, tanto com relação aos poderes, como com relação à sua família.

Kamala tem os poderes de elasticidade e transmorfos, e acaba utilizando isso também para suas alfinetadas quando tenta usar o uniforme original da Ms. Marvel. Depois acaba criando o seu próprio, muito mais prático e eficiente.

Tudo começa quando a Kamala resolve dar uma fugidinha de casa para curtir uma festinha, mesmo com a proibição de seus pais. Chegando lá ela percebe que aquilo não é bem a praia dela, que a galera da escola dela é meio mala e quer mesmo é zoar com cara dela. Aí a Kamala resolve voltar para casa, mas é justamente quando uma bomba terrígena é detonada, ativando os poderes dos inumanos que a aspirarem. Kamala é uma inumana!

Bem, se você não sabe do que eu tô falando (relaxa, eu só vim entender isso um pouco melhor por causa de Marvel - Agents of Shield), os Inumanos são seres com DNA alienígena vivendo entre nós, sem saber o que são, na grande maioria dos casos.

Quando a Kamala aspira a névoa, ela acaba se transformando, e como ela era fã da Ms. Marvel, quando tudo isso acontece, é justamente na Ms. Marvel que ela se transforma, dando à personagem uma nova identidade, bem como novos poderes, e se utiliza de tudo isso para falar sobre empoderamento feminino, religião muçulmana e conflitos da adolescência, o que pode parecer uma grande sopa de tudo com gosto de nada, certo? Mas a verdade é que o sabor é muito bom e promete ficar ainda melhor, daqui pra frente.

É interessante ver como a Khamala Khan, acaba se transformando num ícone e enfrentando os problemas que aparecem em sua região, Jersey City, além de lidar com seus próprios problemas com os pais, amigos e sua religião.

Únicos deméritos aqui, ficam para a edição nacional da Panini, que teve uma impressão bem mais ou menos, apresentando algumas páginas borradas, erros de títulos (na minha edição existem duas "Parte Quatro de Cinco") e dezenas de páginas com a impressão parcialmente apagada. Num quadrinho de cores tão estilizadas e tão bonitas, isso foi um tremendo vacilo da editora.

Essa fase da Ms. Marvel foi escrita pela G. Willow Wilson, que se mudou para o Cairo quando se formou e acabou se convertendo ao islamismo. A autora é historiadora com grau de especialização em literatura árabe, e teve um trabalho seu - Alif, o Invisível (que também é muito bom) - publicado aqui no Brasil em 2015. O quadrinho foi desenhado pelo Adrian Alphona. 

Então, se você está procurando algo bacana para começar a ler quadrinhos, ou se já lê quadrinhos e está atrás de algo bem escrito, pode ir em com gosto nesse encadernado, extremamente premiado lá fora.

Ms. Marvel - Nada Normal reúne os volumes 1 a 5 de Ms. Marvel e uma HQ de All-New Marvel Now, Point One.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua opinião aí, ela é bem importante pra gente. Agora, evite ser um tremendo filho da %@$#. Seja respeitoso e você terá isso de volta! ;)