quinta-feira, 11 de maio de 2017

Castle | Feche o livro, Ligue a TV


Ele é um escritor best-seller de romances policiais que está entendiado com o sucesso e acaba de matar o protagonista da série de livros que o alçou à fama. Ela é uma detetive bem sucedida da polícia de Nova York, querendo colocar atrás das grades o maior número possível de criminosos, para poder voltar para casa e recomeçar tudo no próximo dia. O que conecta essas duas pessoas (além da necessidade urgente de que algo novo ocorra em suas vidas)? Um assassinato, realizado passo-a-passo como em um dos livros do autor famoso.

É dessa maneira que Richard Castle (interpretado por Nathan Fillion de Firefly) escritor famoso, absurdamente inventivo e irritantemente convencido se vê convidado a trabalhar com a imensuravelmente charmosa e totalmente focada detetive Kate Beckett (interpretada por Stana Katic, de 007 Quantum of Solace e 24 Horas).

Castle (sobrenome maneiro que também dá nome à série) começa dando consultoria à Beckett durante a investigação deste homicídio que traz o modos operandi inspirado em um de seus livros. Ele faz isso, principalmente por desejar a aventura que o caso pode lhe trazer, e que sua rotina de escritor não é capaz de proporcionar. Já Kate, não está nenhum pouco feliz de trabalhar com Richard, que apesar de engraçado, sedutor de olhos azuis e extremamente sagaz, parece não levar nada a sério.

Só que ao ver Beckett em ação, Rick está convencido de que acaba de conhecer sua nova musa e aparentemente seus bloqueios criativos desapareceram repentinamente. Para ele, a parceria deve continuar e até ir adiante (se é que me fiz entender...). Para ela, já deveria ter acabado antes mesmo de começar. 

Infelizmente, para Kate, Rick é bem relacionado e não vai deixar as coisas por isso mesmo...

E é bem assim que somos apresentados à série. Castle é uma série de dupla investigativa (formato comum estadunidense, como por exemplo em Bones, Arquivo X, The Blacklist, The Fall, dentre várias outras) com o diferencial de brincar com a literatura. Volta e meia, por exemplo, Rick vai à terapia, que no caso quer dizer jogar pôquer com autores famosos de literatura policial, como James Patterson.

Castle ficou no ar por oito anos, e foi cancelada em Maio de 2016 (mais especificamente no dia do meu aniversário... treze de maio. É a segunda vez que a ABC faz isso comigo, com Better With You foi a mesma coisa) e durante esses quase duzentos episódios passeou por diversos homicídios, solucionados sempre com a química do pensamento objetivo de Beckett e o poder criativo de Castle.

"Não me faça atirar em você!" BECKETT, Kate <3
Entre assassinatos na máfia, um incrível episódio noir, crimes cometidos dentro de uma Comic-Con, casos a resolver no Velho Oeste, um centésimo episódio inspirado em Hitchcock e até uma morte que se passa em Marte (ou o mais perto possível), a série vem com o formato de um crime por episódio, mas traz boas excelentes subtramas que se estendem pelas temporadas e tem no carisma dos personagens o seu maior ponto positivo.


Ah! Não poderia encerrar esse texto sem mencionar o excelente elenco coadjuvante da série. Os detetives Kevin Ryan (Seamus Dever) e Javier Esposito (Jon Huertas), a perita criminal Lanie Parish (Tamala Jones), a filha de Castle Alexis (Molly C. Quin) e sua mãe, Martha Rodgers (Susan Sullivan), conferem à série muito humor, drama, ação e situações de conflito moral e emocional incríveis.


Criada por Andrew Marlowe (roteirista de Força Aérea 1), Castle tem sim uns momentos enche-linguiça, mas eles são a exceção no meio dos 173 episódios da série, que é repleta de bom humor, situações cômicas e um elenco com timing incrível para arrancar emoções até do marmanjo mais durão.

Muito mais do que recomendada, Castle é uma série obrigatória!

E você, já tá assistindo Castle? Eu assistiria, se fosse você!

"Pó começar a falar!" BECKETT, Kate <3

A série passa no Brasil no canal pago AXN, mas é facilmente encontrada num blog qualquer perto de você.



Ah! Para a felicidade imensa dos fãs, ao longo da série, eles foram produzindo os livros do Richard Castle, e inclusive, continuam sendo lançados. Então se você souber ler em inglês e gosta de romance policial, pode conferir todos os eBooks na Amazon nos links abaixo, em ordem de lançamento:

Série Nikki Heat

Heat Wave (2009)
Naked Heat (2010)
Heat Rises (2011)
Frozen Heat (2012)
Deadly Heat (2013)
Raging Heat (2014)
Driving Heat (2015)
High Heat (2016) (por enquanto, só disponível em capa dura)
Heat Storm (2017)

Série Derick Storm

Ultimate Storm (São os três primeiros volumes da série num livro só, sai mais barato que comprar separado)


Vale lembrar que comprando produtos pelos links do blog, você ajuda (demais, pra caramba, muito mais do que pode imaginar) o Livreiro de Bolso a continuar no ar. É como se você estivesse nos pagando aquele café maroto, de amigo para amigo.

A gente agradece demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua opinião aí, ela é bem importante pra gente. Agora, evite ser um tremendo filho da %@$#. Seja respeitoso e você terá isso de volta! ;)