sábado, 7 de outubro de 2017

Poesia | Notas Sobre Notas Sobre Ela

Para hoje, um pouco de poesia. Para hoje, algumas Notas Sobre Ela, novo livro de Zack Magiezi, autor de Estranheirismo, livro que habitou por semanas as listas de mais vendidos do país.

Em Notas Sobre Ela, Magiezi traz uma proposta pouco usual para a poesia. O livro é um apanhado de textos narrando as várias fases da vida d'Ela, a protagonista, em diferentes momentos de sua existência, da infância à velhice, tudo divido em blocos. A gente acompanha a garota, assim, sem nome... e ela vai vivendo e a gente vai desvendando seu crescimento.

O que mais chama a atenção na poesia de Magiezi em Notas Sobre Ela, é a delicadeza com a qual ele passeia por todas as páginas criando uma só personagem, contando uma só história.

Em certos momentos você sente o cansaço que esse ideia deve ter causado. Volta e meia fica subentendida a vontade de fazer d'Ela, a mulher ideal, a mulher com a qual todas nós possamos nos identificar. Mas nada disso apaga o brilho da construção da obra.

E na verdade, pensando melhor aqui, com isso o livro consegue algo que talvez o autor nem tenha planejado fazer. Ela aparenta ser perfeita demais, Ela aparenta ser forte demais, mas quando a gente mergulha n'Ela, vê que ali habitam os mesmos receios, as mesmas vicissitudes que eu, você, seu melhor amigo ou amiga, seu namorado, sua mãe talvez tenham.

Tentando construir a personagem idealizada, Magiezi faz o que se espera da protagonista: Ela quer ser a melhor versão de si mesmo.

O livro tem capa dura e um formatinho de bolso, (18x12 cm), é todo produzido em papel reciclado, o que dá uma cara incrível para um presente especial. Entre as fases da vida da protagonista, o livro traz umas ilustrações a caneta que ajudam a compôr a cara de carta/diário que a obra inteira exala.

Eu achei tão bonito que prometi presentear alguém com o meu, mas tô com uma dó tremenda de me desfazer dele (ao mesmo tempo, quero comprar mais uns seis para mandar para várias mulheres incríveis que habitam minha vida).

É poesia, inclusive para quem não gosta de poesia, no entanto, não tem a intenção de ser o melhor texto que você vai ler, porque é limpo das complexidades do habituais do gênero. Alguém já conhecedor desse universo talvez até caminhe com um pé atrás, mas os textos são lindos e pegam o leitor pela mão e o levam pra passear, inserindo alguém que talvez de outra forma não viesse a conhecer poesia.

Ela (a personagem) te faz querer abraçar suas amigas, fazer cócegas em sua filha, beijar sua mãe e encher sua esposa de amor eterno para sempre amém! Te põe pra refletir e sentir e calar e ouvir ao redor, esse silêncio... ouviu? ahhh... isso ele faz muito bem!

Recomendadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua opinião aí, ela é bem importante pra gente. Agora, evite ser um tremendo filho da %@$#. Seja respeitoso e você terá isso de volta! ;)